sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Malkut - O Reino

Olá, minhas leitoras e meus leitores. Sejam, mais uma vez, muito bem-vindos a mais uma postagem aqui do Blog "Símbolos Antigos". Da última vez, falamos num geral sobre a Cabala e suas influencias no mundo atual, além de falar um pouco sobre as 10 Sephirot (esferas) da Árvore da Vida. Entretanto, deixamos muita coisa por responder, como quais são e o que representam cada uma das 10 Sephirot.

Para isso, começaremos com a mais baixa de todas, aquela a qual cada um de nós esta intimamente ligada e conhece muito bem, Malkut, a Esfera do Reino, 10ª na órdem de crescimento. Sem mais delongas, vamos lá!

Malkut representa todo o universo físico. É a materialização da Luz Divina, que desce pela Árvore da Vida, os 4 Elementos. Na cabala, o homem muitas vezes é usado também como símbolo do Universo, colocando Malkut como representação do Homem também, por consequencia.

Este homem é chamado de Adam Kadmon, criado diretamente por Deus, sem sexo (andrógino) ou polaridade. Aqui, vemos como as interpretações cristãs e judaicas conflitam entre si de modo gritante! Enquanto no cristianismo é dito que a mulher foi retirada de Adão pois este se sentia sozinho ou solitário, a Tradição Judaica informa que isto ocorreu para que houvesse Harmonia. E o Universo é exatamente isso: Harmonia. Que tipo de Harmonia? Nascimento, desenvolvimento, morte, renascimento.

Segudno a cabala ainda, todas as pessoas possuem algum grau de afinidade com os frutos da Árvore. Alguns estão mais evoluidos, outros menos. Os que estão em Malkut, estão passando pelo processo de conhecimento do real, do físico. Conhecendo a si mesmo, conhecendo suas virtudes e fraquezas, alegrias e tristezas, a pobreza e a bonança, além de todo o processo de pecado, justiça e perdão.
 
Quem começa a observar Malkut também nutre um afeto e interesse enormes por estudar a razão de ser do Universo. De fato, o lugar onde nosso planetinha azul esta inserso é um lugar por demais estranho e misterioso. Para nós, o Universo é enorme, mas, se observar-mos bem a Árvore, existem bem mais pontos acima, sendo que o Universo seria apenas um deles.

Uma vez compreendido este ponto, a pessoa ruma para três outros pontos: Hod (Glória/Razão), Yessod (Fundamento/Consciencia), ou Netzach (Vitória/Sentimento), onde estes 3, em algum momento, irão se integrar e auxiliar-se mutuamente. Entretanto, não irei falar sobre eles no momento, sendo que estarei reservando eles para algo mais posterior.

Indo um pouco além da Cabala, existem diversas representações deste princípio em mitologias diversas, como:

  • Gaia, entre os gregos;
  • Isis, entre os egipcios;
  • Freya, entre os Nórdicos;
  • Aditi, entre os Hindus;

Por esta causa, Malkut, astrológicamente, é representado como o Planeta Terra, pois recebe toda a influencia dos outros planetas ao seu redor, assim como da Lua e do Sol.

Logo, Malkut não deve ser vista como um fim em si mesma, mas como o começo de uma grande jornada. Na próxima, iremos falar sobre Yessod, o Fundamento do mundo e a Consciencia do Ser Humano. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário